terça-feira, 15 de abril de 2008

ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO


DECUPAGEM DAS LEGENDAS EM PORTUGUES QUE FIZ NUM DOMINGO CHUVOSO. UMA CERTA COMPULSÃO ALIADA A UMA INCERTA TERAPIA OCUPACIONAL.
ANTES DA DECUPAGEM EM SI, AQUI VAI A BRILHANTE SINOPSE DO LEON CAKOFF QUE EXTRAÍ DO SITE DA 2001 VIDEO.

Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.
Leon Cakoff

AGORA LA DECUPAGE

ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO



DIZEM QUE NUMA ALDEIA NOS ANOS 30 AS PESSOAS TINHAM SEU CONCEITO PRÓPRIO DO QUE ERA NACIONAL-SOCIALISMO.
ELES ACHAVAM QUE O NACIONAL-SOCIALISMO TINHA LIGAÇÃO COM A PUREZA.
E QUE SUA CARACTERISTICA ERA A REJEIÇÃO SEXUAL.
E QUANDO AS MULHERES IDOSAS FALAVAM SOBRE ESSA RIGIDEZ, BALANÇAVAM A CABEÇA E DIZIAM: ‘’ESSE NACIONAL –SOCIALISMO É DURO”
SÓ UM PROFESSOR SABE LIDAR COM ELE OU TALVEZ UM BARBEIRO.
EMBORA OS ALDEÕES TIVESSEM SUA CONCEPÇÃO SOBRE O NAZISMO, NUNCA MENCIONARAM ALGO IMPORTANTE.
O SONHO NAZISTA DE CRIAR ATRAVÉS DA PUREZA UM MUNDO MAIS HARMONIOSO.
O NAZISMO ALERTAVA SOBRE UM MUNDO PRESTES A RUIR QUE AMEAÇAVA A TERRA NA ESCURIDÃO ETERNA.
OS NAZISTAS DIZIAM CONHECER A ORIGEM DAS AMEAÇAS E SE RESPONSABILIZAVAM POR ERRADICÁ-LA.
PURIFICADA E PRESERVADA DA DECADÊNCIA, UMA NOVA ALEMANHA SURGIRIA MAIS FORTE E MUITO MAIS BONITA.


DIA DAS ARTES – MÜNCHEN 1939. EM SEIS SEMANAS COMEÇARIA A 2a GUERRA

“SIM, ESTE GOVERNO METADE DO QUAL CONSISTE DE HUMANOS QUE ASPIRAM SERVIR ÀS ARTES ESTÁ CONSCIO DO PAPEL DE ARTISTA COMO INTERMEDIÁRIO.”
Declara Hans Friedrich Blunck presidente da Camara de Literatura do Reich e continua:

“ESTE GOVERNO NASCIDO EM OPOSIÇÃO AO RACIONALISMO CONHECE O DESEJO DO POVO E TEM LINHAS MAIORES QUE SÓ O ARTISTA PODE DAR FORMA”


ESSA INFORMAÇÃO NÃO É TOTALMENTE INFUNDADA. ARTISTAS FRUSTRADOS ERAM UMA CARACTERÍSTICA DE CAMADAS DO III REICH. MUITOS TINHAM SE EMPENHADO NA CARREIRA ARTÍSTICA.
GOEBBELS ESCREVEU UM ROMANCE, POESIA E PEÇAS.
ROSEMBERG, IDEOLOGISTA DO PARTIDO PINTAVA E TINHA AMBIÇÕES LITERÁRIAS.
VON SCHIRACH LÍDER DA JUVENTUDE HITLERISTA ERA CONSIDERADO UM DOS POETAS IMPORTANTES DO REICH.
HITLER ERA PINTOR FRUSTRADO QUE SONHOU SER ARQUITETO, NUNCA ABANDONOU SEU SONHO. SEUS ESFORÇOS ARTÍSTICOS PERDURARAM ATÉ 1920.
PINTAVA AQUARELAS NO ESTILO DE CARÁTER PRÓPRIO.
“OH COMO GOSTARIA DE TRABALHAR EM ARTE” DECLAROU AO SE RETIRAR PARA COMEÇAR A GUERRA.



ELE É UM ARTISTA. NÃO UM POLITICO. QUANDO A GUERRA TERMINAR ELE IRÁ SE DEDICAR À ARTE.
AOS 18 ANOS INSCREVEU-SE NA ACADEMIA DE ARTE DE VIENA E FOI RECUSADO.

AUGUST KUBIZEK SEU AMIGO DE INFÂNCIA E ELE QUERIAM, SEGUINDO UMA IDÉIA ABANDONADA POR WAGNER, ESCREVER UMA ÓPERA JUNTOS. ÓPERA RIENZI.
RIENZI, UM PORTA VOZ DO POVO QUE FICA CONTRA A ARISTOCRACIA.
ELE QUER VOLTAR 15 SÉCULOS ATRAS E RESTABELECER A REPÚBLICA DA ANTIGUIDADE MAS É VITIMA DE UMA CONSPIRAÇÃO.
SUA ÚLTIMA BATALHA É NO CAPITÓLIO QUE DESABOU INCENDIADO À SUA VOLTA.
HITLER COMOVEU-SE PROFUNDAMENTE COM RIENZI E TRAÇA SEUS PLANOS PARA O FUTURO.
DISSE MAIS TARDE: “FOI NAQUELA HORA QUE TUDO COMEÇOU”


ESSA EXPERIÊNCIA SEDIMENTAR TEM FIXAÇÃO EM HITLER QUE NUNCA A ABANDONARÁ
1 FIXAÇÃO EM RIENZI
2 NA ANTIGUIDADE
3 EM WAGNER

HITLER DISSE: SÓ ENTENDE O NAZISMO QUEM CONHECE WAGNER

WAGNER OCUPAVA UM LUGAR ESPECIAL NA MENTE DE HITLER
HITLER ADORAVA O TRABALHO POLITICO DE WAGNER.
AINDA EM LINZ ELE FANTASIAVA SOBRE AS OPERAS QUE ESCREVERIA. TÃO EXTAVAGANTES QUE SUPERARIAM AS DE WAGNER.
ERA A ENCENAÇÃO DA ÓPERA QUE FASCINAVA HITLER. A ILUSÃO, A REALIDADE, ALÇAR VOO. WAGNER ERA SEU IDOLO. ARTISTA E POLITICO EM UMA SÓ PESSOA.
HITLER ABSORVEU AS PROPOSTAS DE WAGNER
ANTI-SEMITISMO, CULTO AO LEGADO NÓRDICO E O MITO DO SANGUE PURO DERAM CONTORNO À VISÃO DE HITLER SOBRE O MUNDO.
TAMBÉM DE WAGNER VIERAM AS NOÇÕES DE ARTE PARA UMA NOVA CIVILIZAÇÃO
E O ARTISTA PRÍNCIPE NASCIDO DO POVO UNIRÁ VIDA E ARTE ANUNCIANDO O ESTADO NOVO.
HITLER USOU SEU PENDOR ARTÍSTICO NA POLITICA.
ELE CRIOU A PROPAGANDA NAZISTA.
DESDE UNIFORMES, BANDEIRAS E ESTANDARTES.
DEU FORMA AO NAZISMO COM SEUS DESENHOS E INSTRUÇÕES. A INSIGNIA DO PARTIDO FOI DESENHADA POR HITLER EM 1923.
O OURIVES GAHR SEGUNDO DESENHOS DE HITLER FAZ A 1A INSIGNIA. A PROGANDA DÁ VAZÃO ÀS AMBIÇÕES ARTÍSTICAS DE HITLER.
OS COMICIOS DE PSEUDOARTE TINHAM PROPORÇÕES ASTRONOMICAR. HITLER ERA O CENÓGRAFO E ATOR PRINCIPAL.



OS COMICIOS ENCERRAVAM O GRANDE IDEAL NAZISTA. O MITO DO “CORPO”, DA ALEMANHA DO “POVO”

ESSE MITO: A MASSA VISTA COM UM CORPO COM SEU SISTEMA CIRCULATÓRIO IRÁ SE TORNAR O ELEMENTO BÁSICO DO NAZISMO PARA A PURIFICAÇÃO RACIAL.

30.01.1933 TOMA O PODER
MARÇO DE 1933 MANIFESTAÇÃO DE ARTISTAS “O QUE OS ARTISTAS ALEMÃES ESPERAM DO NOVO GOVERNO”
A FONTE DOS JORNAIS É A UNIÃO DE GRUPOS CULTURAIS E ARTISTAS.
SEU PROGRAMA EXIGE QUE A ARTE E A CULTURA BOLCHEVIQUE SEJAM DESTRUIDAS
AO MESMO TEMPO SE OFERECEM PARA FORMAR VIGILANTES COMO SOLDADOS DA LUTA.
EXIGEM QUE OS TRABALHOS EXPURGADOS SEJAM MOSTRADOS PUBLICAMENTE E QUEIMADOS COMO EXEMPLO.

EM 1933 EXPOSIÇÕES DE “ARTE DEGENERADA”SÃO FEITAS NA ALEMANHA
NOS ANOS 20 A ARTE ERA DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PARA OS NAZISTAS.
A DEGENERAÇÃO CULTURAL FOI VISTA COMO UMA AMEAÇA.
DECADÊNCIA ERA A PALAVRA.
AS CALAMIDADES QUE ASSOLARAM A ALEMANHA, EM PARTICULAR O BOLCHEVISMO CULTURAL ERAM VISTOS COMO TENDO SIDO INSTIGADOS PELOS JUDEUS.
ERA EVIDENTE A DEPRAVAÇÃO ESPIRITUAL E INTELECTUAL.
EM 1928 SOB O COMANDO DE ROZEMBERG A 1A ORGANIZAÇÃO CULTURAL NAZISTA É FUNDADA. SOCIEDADE NAZISTA DE CULTURA RACIONAL.
UM DE SEUS FUNDADORES FOI HEINRICH HIMMLER COMANDANTE DA SS E MUDOU SEU NOME PARA DEFESA DA ARTE ALEMÃ.
A OFENSIVA CONTRA A ARTE MODERNA TEM CARÁTER HIGIENICO.
SEGUNDO ELES OS TRABALHOS DE ARTISTAS MODERNOS MOSTRAM SINAIS DE DOENÇA DE SEUS CRIADORES.
UM DOS MAIS INFLUENTES DEFENSORES DA DEFESA DA ARTE ALEMÃ ERA O TÉCNICO PAUL SCHULTZE-NAUMBURG. FEZ PALESTRAS POR TODA A ALEMANHA. MOSTRAVA SLIDES PROJETANDO SUA VISÃO DE ARTE.

CASOS DE DEFORMAÇÃO DE REVISTA MÉDICA X PINTURA MODERNA CONECTAM DEGENERAÇÃO COM PERVERSÃO ARTISTICA. FOTOS E DIAGNÓSTICOS ERAM FORNECIDOS PELO PROF WEY GARDT DA PSIQUIATRIA DO HOSPITAL HAMBURG.

PARA NAMBURG ARTE É O ESPELHO DA SAUDE RACIAL E SE REFERE À ANTIGUIDADE E AO RENASCIMENTO. AS ESCULTURAS E PINTURAS DEVEM EXPRESSAR O DESEJO DO POVO POR REPRESENTAR A RAÇA.
VENDO ESTES QUADROS NINGUEM VE NADA ALÉM DA DESGRAÇA OBSERVADA NOS MANICOMIOS ONDE SE REUNE A DEGENERAÇAO DA NOSSA ESPECIE




14/07/1933 LEI SANCIONADA OBRIGA A ESTERILIZAÇÃO DE DOENTES

1O PASSO DO PROCESSO

1935 EXPOSIÇÃO O MILAGRE DA VIDA

O MÉDICO EMERGE COMO LIDER DA POLITICA RACIAL. NA PROCURA DO SANGUE PURO OS INIMIGOS SÃO OS JUDEUS, OS MISCIGENADOS E A DEGENERAÇÃO.

TEORIA DA RAÇA, HIGIENE RACIAL, HEREDITARIEDADE E EUGENIA

NOSSO PRIMEIRO PRINCIPIO DE BELEZA É SAÚDE
‘HITLER”’

OS MÉTODOS DA CIENCIA VÃO ASSEGURAR ISSO
O MÉDICO PASSA A SER PERITO EM ESTÉTICA. PROBLEMAS ESTÉTICOS SÃO PROBLEMAS MÉDICOS.
A EXPOSIÇÃO DE 1939 JÁ INDICA A IDÉIA DE ASSASSINATO EM MASSA. O MÉDICO NÃO ESTA MAIS A SERVIÇO DO INDIVIDUO. AGORA ELE CURA O CORPO DA RAÇA. LUTA CONTRA AS DOENÇAS QUE AMEAÇAM O “CORPO”DO “ POVO” ALEMÃO.
O MÉDICO DE UNIFORME VEM À FRENTE DA SOCIEDADE. A NAZIFICAÇÃO DOS MÉDICOS RETIROU OS MÉDICOS JUDEUS DE SEUS POSTOS. A EXPULÃO EM MASSA CRIOU MUITAS CHANCES DE CARREIRA. ESCOLAS ESPECIAIS OFERECIAM CURSO DE MEDICINA NAZISTA. 45% DOS MÉDICOS ALEMÃES PERTENCIAM AO PARTIDO.

“A NAÇÃO QUE PRESERVA SEU MELHOR ELEMENTO RACIAL NA ADVERSIDADE, UM DIA DEVE COMANDAR A TERRA.”Mein kampf

GERHARD WAGNER, MÉDICO CHEFE DO III REICH PROMETEU CRIAR UM NOVO HOMEM ALEMÃO. EM 1939 HITLER CONTA A GERHARD SUA INTENÇÃO DE LIQUIDAR OS DOENTES INCURÁVEIS.

“PRECISAMOS CRIAR UM NOVO HOMEM PARA A NOSSA RAÇA NÃO SUCUMBIR AO FENOMENO DA DEGENERAÇÃO TÍPICA DOS TEMPOS MODERNOS.”
Hitler

CASAMENTO ENTRE JUDEUS E ALEMÃES É PROIBIDO








FILME DE 1937 VITIMAS DO PASSADO

TUDO O QUE É INVIÁVEL NA NATUREZA PERECE
NÓS HUMANOS PECAMOS CONTRA A LEI DA SELEÇÃO NATURAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. NÃO SÓ APROVAMOS FORMAS DE VIDA INFERIORES COMO ENCORAJAMOS SUA PROPAGAÇÃO. ESSAS PESSOAS SÃO ASSIM (close).....

PESSOAS SAUDÁVEIS VIVEM EM GUETOS E CASEBRES PORÉM CONSTRUIRAM PALACETES PARA OS LOUCOS E ELES NÃO SE DÃO CONTA DA BELEZA QUE OS CERCA.
O POVO ALEMÃO MAL SABE A EXTENSÃO DESSA PESTE, NÃO CONHECE A ATMOSFERA OPRESSIVA ONDE MILHARES DE IMBECIS PRECISAM SER ALIMENTADOS E TRATADOS. INDIVIDUOS INFERIORES A QUALQUER ANIMAL. NOS ÚLTIMOS 70 ANOS NOSSA POPULAÇÃO AUMENTOU 50% ENQUANTO A DOENÇA HEREDITÁRIA CRESCEU 450%. SE ISSO CONTINUAR, EM 50 ANOS SERÁ UM DOENTE PARA CADA QUATRO PESSOAS SAUDAVEIS.
UMA SEQUENCIA DE HORRORES INVADIRÁ NOSSA NAÇÃO.
UM INFORTUNIO SEM PAR AFETARA NOSSA RAÇA QUE MARCHARA CABISBAIXA PARA O SEU DESTINO.
EMBELEZAMENTO DO MUNDO É UM DOS PRINCIPIOS NAZISTAS.
HÁ MUITO TEMPO ATRÁS O MUNDO ERA LINDO. MAS A MISCIGENAÇÃO E A DEGENERAÇÃO POLUIRAM O MUNDO. SÓ A VOLTA DOS ANTIGOS IDEAIS FARA A HUMANIDADE DESABROCHAR.


NOS ANOS 30, HITLER INICIOU UMA COLEÇÃO DE ARTE QUE MOSTRAVA SEUS IDEAIS DE COMO A VIDA DEVERIA SER.

OBRAS DE ÉPOCA DE BISMARK
HANS MAKAART
FRANZ DREFREGGER
RUDOLPH EPP
FRANZ VON STUCK

A COLEÇÃO REVELAVA A LIMITADA INTELECTUALIDADE DE HITLER

FOTOS: GENI RAUBEL LOBRINLE
JULIUS SCHREK
WAGNER

P.L. TROOST – ARQUITETO DE HITLER
HEINRICH HOFFMAN – FOTOGRAFO DE HITLER
BRECKER E THORAK – ESCULTORES



GUERRAS PURIFICADORAS: DECADÊNCIA MORAL – DEGENERAÇÃO (ARTE DEGENERADA) FANTASIAS MORBIDAS.

730 ARTISTAS BANIDOS – É O FIM DA ARTE JUDAICO-BOLCHEVIQUE

OSKAR KOKOSCHKA – EMIL NOLDE – FRANZ MARC – MAX BECKMAN – JANKEL ADLER – ERNST LUDWIG KIRCHNER


BUREAU DE BELEZA NO TRABALHO -

LIMPEZA – O LEMA
BELEZA – TRABALHADORES LIMPOS EM LOJAS LIMPAS
FUNCIONALIDADE – O SLOGAN

MAIS IMPORTANTES DO QUE AS MÁQUINAS SÃO AS PESSOAS.É QUESTÃO DE UMA NOVA PERCEPÇÃO DA VIDA RELACIONAR-SE COM O BEM ESTAR DAS PESSOAS EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO.

LIBERTAÇÃO DOS TRABALHADORES PELA LIMPEZA.
SE A LUTA DE CLASSES MORRER, TRABALHO E CRIATIVIDADE DEVEM PERDER O ESTIGMA DA SUJEIRA.
SE MOSTRARMOS AO TRABALHADOR COMO SE LAVAR E O ELEVARMOS AO NIVEL DA BURGUESIA ELE ENTENDERÁ QUE NÃO HÁ PORQUE LUTAR. O DESPERTAR ESTÉTICO VAI LIBERTÁ-LO DE SUA CLASSE E LIBERTAR A SOCIEDADE DO CONFLITO DA LUTA DE CLASSES.
ESSA SOCIEDADE SERÁ A INCORPORAÇÃO DE UM IDILIO, LIMPA DE TODA A FEIURA INTOCADA PELO CAOS E PELA SUJEIRA. SEU POVO BONITO E SAUDÁVEL LUTANDO POR UM OBJETIVO COMUM.

ALBERT SPEER – ARQUITETO
ARQUITETURA DA NOVA ALEMANHA – CONSTRUÇÕES MONUMENTAIS

O DISCOBOLO – OBSERVE COMO O HOMEM JÁ TEVE BELEZA FISICA
THORAK E BRENEN SÃO MAIS QUE ARTISTAS, SÃO CRIADORES DE UM NOVO TIPO DE HOMEM

1938 1A EUTANASIA – KNAUER O IDIOTA
KARL BRANDT MÉDICO PESSOAL COMANDA A EUTANASIA. COMEÇA A FASE.

LINZ SERIA O CENTRO CULTURAL DO MUNDO
DR. HANS POSSE – CHEFE DA GALERIA DE DRESDEN – CONFISCA O ACERVO DE ARTE DOS JUDEUS EM VIENA PARA SE DESINCUMBIR DA MISSÃO DE REUNIR AS OBRAS DE ARTE COM DESTINO A LINZ.


1O SETEMBRO DE 1939 – POLONIA 2A GUERRA – PACTO COM A RÚSSIA 9 DIAS ANTES.
LOGO APÓS INICIA O PROGRAMA DE EUTANÁSIA. A ALEMANHA FICARÁ LIVRE DE PESSOAS COM DEFEITOS.

KARL BRANDT – MÉDICO PESSOAL
PHILIPP BOUHLER – CHEFE DO EM

ESCOLHEM OS MÉDICOS QUE FARÃO PARTE DO PROGRAMA POR ORDEM PESSOAL DE HITLER EM 01.09.39.

A PSIQUIATRIA ALEMÃ QUER PRESERVAR O “CORPO””DO “POVO”.

RUA TIERGARTEN 4 – MONÓXIDO DE CARBONO
FORMULÁRIO: RAÇA, RELIGIÃO, CAPACIDADE PARA O TRABALHO, CRIMINALIDADE
ESPAÇO PARA DECISÃO DO MÉDICO: AZUL - VIDA, VERMELHO-MORTE

A FAMILIA RECEBE 3 CARTAS:
1A JUSTIFICA A MUDANÇA DEVIDOÀ GUERRA
2A O PACIENTE CHEGOU BEM
3A ATESTA A CAUSA FICTÍCIA DA MORTE E DÁ CONDOLÊNCIAS
ASSINATURAS FALSAS

NA VERDADE , DE MANHÃ OS PACIENTES SÃO AGRUPADOS E OS CORPOS SÃO QUEIMADOS NO CREMATÓRIO.

T4 – OS NAZISTAS SE COMPORTAM COMO CRIMINOSOS, FALSIFICAM ASSINATURAS, ACHAM QUE O POVO AINDA NÃO ESTÁ PRONTO. A MATANÇA PODE SER FEITA POR QUALQUER UM MAS PARA AUMENTAR A LEGITIMIDADE UM MÉDICO DEVE ABRIR O GÁS.
O ESFORÇO DE HOJE PARA SE MANTER “VIDAS INUTEIS” É O MESMO DA ÉPOCA PARA PRESERVAR O SANGUE ARIANO.
A MEDICINA ALEMÃ ESTAVA ENTRE AS MELHORES DO MUNDO COM TRATAMENTOS MÉDICOS.

DESAFIO DO CANCER – FILME
CONFIE EM SEU MÉDICO. DESCUBRA A TEMPO, LUTE A TEMPO. O CANCER TEM CURA!

PAPEL DUPLO DO MÉDICO – CURA COM UMA MÃO E MATA COM A OUTRA. COMEÇA A GUERRA – DESCONFIANÇA NO POVO ALEMÃO.








1940 PARIS

HITLER, ARNO BRECKER, ALBERT SPEER, HERMANN GIESTER. VISITAM PARIS TOMBADA.
OPERA DE PARIS( HITLER CONHECE A PLANTA COM PRECISÃO), SE INSPIRA.
QUANDO BERLIM ESTIVER PRONTA, PARIS SERÁ UMA SOMBRA.
SPEER IRIA CUIDAR DE TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE

DA VINCI, REMBRANDT, JACOB JORDAENS CONFISCADOS

1941 IUGOSLAVIA E ATENAS
HITLER PROIBIU O BOMBARDEAMENTO DE ATENAS. SEU CORAÇÃO PERTENCE À ANTIGUIDADE À ROMA E ATENAS. SUA MECA TEM FIXAÇÃO NA ANTIGUIDADE.
SE FALARMOS EM ANTEPASSADOS CHEGAREMOS AOS GREGOS. DESCREVEU ESPARTA COMO O ESTADO DE RAÇA MAIS PURA. ROMA ANTIGA COMO A MAIS FORTE REPUBLICA QUE EXISTIU.
ATENAS, ESPARTA, ROMA. SE CRIARMOS A SINTESE DAS 3 NOSSA NAÇÃO NUNCA PERECERÁ.

1941 JUNHO – USSR
FRACASSA NA INGLATERRA.

350.000 PRESOS. OS JUDEUS DO LESTE EUROPEU SÃO OS QUE INVADIRAM AS METROPOLES EUROPEIAS PARASITANDO E AMEAÇANDO DESTRUIR MIL ANOS DE CULTURA. SINTO-ME COMO ROBERT KOCH DA POLITICA. Hitler

CAMPO DE ZEPPELIN – RUINA PLANEJADA

OS FANTASMAS DE GUERRAS ANTIGAS PARECIAM ASSOMBRAR HITLER. A FIXAÇÃO NA ANTIGUIDADE TALVEZ TENHA SIDO A CAUSA DA RUINA. UMA GUERRA MODERNA COM OBJETIVOS ANTIGOS, GUERRA DE ANIQUILAÇÃO. A VITÓRIA NÃO ERA SUFICIENTE, O OBJETIVO ERA ERRADICAR A RAZÃO DE SER DO INIMIGO.
ESCRAVIZAÇÃO DO INIMIGO – MEIO CLASSICO DE GANHAR PODER.

COMEÇA A DERROCADA. USA ENTRA. O SEGUNDO OBJETIVO TOMA FORMA. ELIMINAÇÃO DOS JUDEUS.
JANEIRO DE 1942 – PLANOS PARA OS JUDEUS DA EUROPA.
OS JUDEUS ALEMÃES TINHAM ABSORVIDO A CULTURA ALEMÃ. SUA ESPERANÇA ESTAVA NA ALEMANHA DE GOETHE E SCHILLER. EM 1933 ERAM MENOS DE 1% DA POPULAÇÃO – 500 MIL EM 1941 MAIS DA METADE TINHA DEIXADO O PAIS.
OS 11 MILHÕES NÃO PERCEBERAM O DESASTRE SE APROXIMANDO. HÁ ALGUM TEMPO O III REICH VINHA MATANDO AS PESSOAS PARA ABRIR O CAMINHO PARA A NOVA CULTURA.


PARTE DA “OUTRA” ALEMANHA TAMBÉM TINHA SAIDO.
O PROGRAMA T4 MATOU 70 MIL DOENTES MENTAIS. A FUMAÇA PODIA SER VISTA. CACHOS DE CABELO SAIAM PELA CHAMINÉ E CAIAM NAS RUAS.
O PESSOAL DA T4 BEBADO FALAVA DISSO NAS TAVERNAS. SOLDADOS COM DANOS CEREBRAIS TERIAM O DESTINO DOS LOUCOS.
PROTESTOS DO CLERO. EM 1941 HITLER SUSPENDE O PROJETO. DEPOIS A POLITICA DE EXTERMINIO FOI MAIS SIGILOSA.

REINHARD HEYDRICK.
GÖRING ORDENA A SOLUÇÃO. HIMMLER E HEYDRICK NOMEIAM HERBERT LANG DA SS.
FURGÕES A GÁS (MAGIRUS DEUTZ. Cota minha) DEVERIAM CONTINUAR A LUTA DE PASTEUR E KOCH. DESCOBERTO O BACILO JUDEU, A SS LUTA EM DUAS FRENTES. UMA É A TUBERCULOSE A OUTRA O GÁS.
CHRISTIAN WIRTZ INSTALA A CAMARA DE GÁS
CAMPO DE BELZER – PRIMEIRAS VITIMAS.
SOBIBOR E TREBLINKA
EM AUSCHWITZ NOVO METODO – INSETICIDA À BASE DE CIANETO.

GOEBBELS FILMA O JUDEU ETERNO – DIE EWIG JUDE

OS JUDEUS DA ALEMANHA NOS DÃO UM QUADRO INCOMPLETO. ESTE FILME RODADO NO GUETO DA POLONIA MOSTRAM COMO ELES SÃO ANTES DE SE ENCOBRIREM ATRÁS DA MÁSCARA DO EUROPEU CIVILIZADO.
CULTURA RELIGIÃO E ARTE . JULGAMENTO ARROGANTE. O JUDEU SEM RAIZ NÃO TEM ORGÃO.

GUERRA EM MINIATURA
ANTI-SEMITISMO É COMO LUTAR CONTRA PIOLHOS.
Himmler

RUDOLPH HESS – “LIMPEZA E CONSERVAÇÃO QUE FORMAM A BASE DA SAÚDE E BEM-ESTAR DO POVO. A CULTURA NAZISTA DA BELEZA AGIU COMO MAQUIAGEM MENTAL. A CENA IDILICA ERA A TELA ATRAVES DA QUAL ASSASSINOS MATAVAM. ZYKLON B.



LIVROS DE KARL MAY SOBRE COMO LUTAR COM OS INDIOS

NUNCA ESTEVE NOS LUGARES. NEM TEVE CONTATO COM OS POVOS DE LÁ.

70 LIVROS INFANTIS. LUGARES EXATOS. RIQUEZA DE DETALHES. DESCREVE COMO OS INDIOS FAZIAM FOGO.

MESMO ADULTO, HITLER CONTINUAVA A LER KARL MAY. CONSIDERAVA A FONTE DE SABEDORIA. LEVAVA A SERIO. HITLER SUSTENTA QUE A IMAGINAÇÃO GERA A BASE DO CONHECIMENTO.

SEU JULGAMENTO DE ESTRANHOS FOI FATAL.

OS PROTOCOLOS TEM IMPACTO SOBRE HITLER.

QUANTO MAIS INUTIL A GUERRA MAIOR A PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS. O ESTERMINIO TEM PRIORIDADE.

1942 – COLONIA BOMBARDEADA.
JAN/1943 STALINGRADO.

USSR AVANÇA. HIMMLER MANDA ELIMINAR OS TRAÇOS DO ASSASSINATO EM MASSA.
SONNDERKOMAND 1005

EXPOSIÇÃO 1943
DE 42 A 43 3000 TRABALHOS SÃO CONFISCADOS
VERMEER, RUBENS, AMIGONI, VICELLI

06061944 – NORMANDIA – DIA D

20.08 PARIS – EVACUAÇÃO TÁTICA DA TERRA ARRASADA

VIAS DE SUPRIMENTO CORTADAS
NOS ABRIGOS SUBTERRANEOS A VIDA CONTINUA

BUNKER SOB CHANCELARIA EM BERLIN

AUSCHWITZ 27.01.1945 – CHEGAM OS RUSSOS.
NA MINA DOS ALPES ONDE ESCONDEU AS OBRAS O PLANO ERA EXPLODIR O ACERVO
EM 1O DE MARÇO HITLER ORDENA PUBLICAÇÃO DAS GUERRAS PÚNICAS ROMA X
CARTAGO



“SE A GUERRA ESTÁ PERDIDA, O POVO ALEMÃO ESTÁ PERDIDO“
Hitler

NO PORÃO DOS VENCEDORES: QUADROS DE MÉDICOS PERITOS EM GENOCIDIO E ARQUITETOS.

DEFINIR O NAZISMO EM TERMOS POLITICOS É DIFICIL PORQUE SUA DINÂMICA ESTÁ CHEIO DE ALGO MUITO DIFERENTE DO QUE CHAMAMOS DE POLITICA. ESTA FORÇA MOTORA FOI EM GRANDE EXTENSÃO ESTÉTICA.

SUA AMBIÇÃO ERA O EMBELEZAMENTO DO MUNDO. DAS MORTES DOS DOENTES MENTAIS AO EXTERMÍNIO JUDEUS NÃO HÁ UM MOTIVO PLÁSTICO REAL.

NÃO FORAM LIQUIDADOS INIMIGOS OU OPONENTES DO REGIME. MAS SIM AS PESSOAS INOCENTES CUJA EXISTÊNCIA ESTAVA EM CONFLITO COM O SONHO NAZISTA.

PELO CADÁVER CIVIL OS ASSASSINATOS EM MASSA NÃO ERAM CRIMES DE GUERRA. ERAM ASSASSINATOS DE CIVIS POR ORDENS MILITARES.

A BAGAGEM MENTAL OBSCURA E A ESTRANHA NOÇÃO DE POLÍTICA QUE CONSTITUEM UMA SUB VEGETAÇÃO DA CULTURA EUROPÉIA DE REPENTE VÊEM A LUZ DO DIA COM HITLER. HITLER FOI DA PALAVRA À AÇÃO. SEM RESTRIÇÃO TRANSFORMOU UMA IDEOLOGIA ABSURDA EM REALKIDADE INFERNAL.



FIM

Nenhum comentário: