terça-feira, 27 de março de 2012

Mistérios do Parque Alfomares - Parte 1





Rua da Fraternidade 803.Aqui, começa mais uma história.


Num sábado qualquer em novembro de 2009, caminhando pelo aprazível bairro do Alto da Boa Vista, deparei-me com um beco sem saída, no final da rua da Fraternidade. 

Havia um muro alto com a pintura descascada, algumas pichações e um misterioso portão com arabescos coberto por uma chapa de aço tentando esconder o que pudesse existir na parte interna da propriedade.

 Como essa chapa continha recortes artisticamente elaborados, tentei por curiosidade, ver o que havia por de trás do portão. Mato, mato, arbustos, árvores, passarinhos, mais mato, abandono... 

Ainda na parte fronteiriça, à esquerda do portão, uma placa de metal com a inscrição Jardim Alfomares que encobria um outro nome ilegível.
À direita, uma placa com o nome Rua da Fraternidade e mais ao alto, na parte de alvenaria do arco que abrigava o portão, uma placa com o número 803.

Mais à esquerda, uma grande placa da JMT Propriedade Imobiliária S/A, indicando que ali estaria previsto um loteamento. Nela constavam números de quatro lotes, registros de licença ambiental entre outros. Como não vi sinal de obras em andamento, pensei numa possível falência da incorporadora. Nunca tinha ouvido falar em JMT. Poderia ser outra ENCOL. 

O tamanho da propriedade me impressionou. Da mesma sorte, a quantidade de árvores no local. Aquela imagem não me saiu do pensamento e o nome Alfomares me intrigava. Pela grafia, poderia afirmar que era de origem árabe. Não via a hora de chegar em casa para consultar o Google. Desconfiava que aquele muro pudesse esconder algum mistério...









































































2 comentários:

Anônimo disse...

Calderon,

Conheço o jardim Alfomares como a Chácara do Francês.
Pelo que minha família me conta, esta propriedade era ou é de uma das famílias francesas que se estabeleceram na região, de sobrenome Contier (inclusive no mesmo bairro, Sto Amaro, existem duas ruas com nomes da família).
Vou dar mais uma pesquisada no assunto e retorno no blog.

Abs,

Edgar

calderon disse...

Caro Edgar,

Vou pesquisar também

Um abraço

Calderón